RESENHA
DA SILVA, Sandro Takeshi Munakata. Teorias da comunicação nos estudos de Relações Públicas.
Nesta resenha faremos uma análise do primeiro capítulo do livro Teorias da Comunicação nos estudos de Relações Públicas, que contém 45 páginas. O livro foi escrito por Sandro Takeshi Munakata da Silva, e publicado em 2011 pela Editora Universitária da PUCRS.
Essa obra tem como objetivo apresentar um panorama sobre as teorias de comunicação, e a partir de um referencial histórico adotado (NERY, TEMER, 2009), demonstrar um inventário sobre os principais paradigmas utilizados.
Paradigma Funcionalista Pragmático tem como proposta tentar compreender a sociedade segundo as suas trocas e relações sociais entre os indivíduos e os grupos. Nesse paradigma serão destacados alguns conceitos como a interação, a função, a influência, modelo circular de comunicação e relacionamentos, que são os mais importantes para o processo de comunicação.
Paradigma Crítico possui relação direta com as reflexões culturais promovidas pela filosofia clássica alemã e aproxima as pesquisas sociológicas às reflexões sobre temas como a cultura, a ética, a psicologia e a psicanálise de Freud. Será estudado nesse paradigma, como por exemplo, a Escola de Frankfurt, que têm como foco analisar a economia capitalista e a história do movimento operário. Para compreender esse segundo aspecto, cabe ressaltar que os teóricos dessa escola percebem que os conteúdos veiculados pelos meios de comunicação produzem uma alienação que esconde a verdadeira face de uma sociedade capitalista.
O Paradigma Matemático Informacional reflete sobre as tentativas dos profissionais de ciências exatas em compreender e aperfeiçoar a transmissão e a troca de informações. Nele serão estudadas a Teoria da Informação e a Teoria Cibernética. A primeira tinha como proposta encontrar uma forma de transmitir as informações no campo da telefonia, da melhor forma possível, ao menor custo. Esse modelo tem por objetivo responder a três questões: técnica, semântica e informativo-comunicacional. A Teoria Cibernética percebe que a organização da sociedade deverá ser feita a partir de uma nova matéria prima: a informação. Tem como objetivo desenvolver uma linguagem acessível e uma série de técnicas para enfrentar o controle das comunicações em geral, isto é, a informação deve circular livremente, sem qualquer tipo de barreira, seja ela econômica ou censurada pelo Estado.
O Paradigma Culturológico tem como proposta compreender de que forma a cultura de massa influencia as estruturas da sociedade, bem como a vida social dos indivíduos e dos grupos coletivos. Nesse paradigma serão destacados os principais conceitos: a cultura como sistema, e a cultura como repertório. Esses conceitos são importantes, pois a comunicação depende da cultura e vice-versa.
O paradigma Midiológico Tecnológico tem relação com a história e a evolução técnica dos meios e das tecnologias da comunicação, já que o desenvolvimento das pessoas está ligado ao domínio das tecnologias. O principal conceito desse paradigma é o Ciberespaço, ambiente no qual as tecnologias promovem novas formas de se comunicar, interagir e criar novos meios de comunicação.
O último paradigma é o Linguístico Semiótico, e tem como proposta a compreensão do conteúdo das mensagens a partir de teorias ligadas ao seu estudo. No paradigma linguístico semiótico, os principais conceitos são os signos, a linguagem e a semiótica, e através deles entende-se a importância dos signos como elementos que comportam significados e sentidos.
Como os pesquisadores possuem dificuldade em identificar as teorias da comunicação, essa obra é muito importante e construtiva nos estudos, já que apresenta um panorama das teorias, sem a preocupação de mostrar as definições de comunicação, a teoria e os critérios para estabelecê-las.
Porto Alegre: ediPUCRS, 2011, pp 8-43.
ENCONTRE A GENTE
Av. Reg. Feijó, 1295 - Jardim Analia Franco, São Paulo - SP,
03342-000
Tel: (11) 2268-4817
EQUIPE
QUEM SOMOS
Bee Work Comunicação é uma agência publicitária que se inspira no trabalho das abelhas, por conta da organização, o labor e a disciplina. Criada por estudantes universitários, com o objetivo de mostrar diferentes formas de enxergar o mundo a fora, colhendo as melhores ideias, fazendo os melhores trabalhos e criando a melhor solução para todos ao nosso redor!
MEMÓRIAS EM COMUNICAÇÃO
Norbert Wiener (*1894 - †1964) foi um estadunidense, que se graduou em matemática aos 14 anos e recebeu o doutorado em lógica aos 18 anos de idade. Depois foi estudar com David Hilbert em Göttingen na Alemanha.
Em 1949 publicou o livro Cybernetics or Control and Communication in the Animal and Machine, e através dele percebeu que a organização da sociedade deveria ser feita a partir de uma nova matéria-prima, a informação. No livro ele apresenta a teoria Cibernética, que tem como objetivo desenvolver uma linguagem acessível e técnicas para enfrentar o controle das comunicações em geral.
Como um grande exemplo, podemos citar o surgimento da internet, mais especificamente das redes sociais. Atualmente, elas são utilizadas como forma de comunicação entre as pessoas, já que através delas as informações circulam de forma rápida e sem censura. “Na sociedade da informação há cada vez mais a necessidade das pessoas em se comunicar e compartilhar informações, e por meio das redes sociais este é um processo muito natural”. (BULHÕES, Juliana. 2014)
No mundo político, o presidente Obama venceu a campanha eleitoral norte-americana de 2008 através do diálogo nas redes sociais. Nessa eleição ele utilizou muito bem o Twitter, uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-la. Se perfazendo de frases de impacto e postagens oportunas, Obama atraiu centenas de seguidores, que passavam suas mensagens adiante, estreitando ainda mais seu relacionamento com os eleitores.
Hoje as redes sociais se tornaram um grande avanço na comunicação, e utilizá-las se tornou uma necessidade. Seja na política ou nos negócios, é imprescindível dizer o quão forte elas estão se tornando, e se você quer se destacar, comece agora, saia na frente e conquiste seu espaço!
Disponível em:
<http://www.nominuto.com/noticias/tecnologia/redes-sociais-espacos-de-comunicacao-e-interacao/108494/ >
Redes Conectadas
MUNDO CONTEMPORÂNEO
Tudo começou no ano de 1947, nos laboratórios Bell nos Estados Unidos que foi desenvolvido o celular chamado assim por que era interligado por diversas antenas, sendo que cada antena era considerada como uma célula. E em 1956 a Ericsson, cria o celular chamado Ericsson MTA, mas o aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos e por ter um custo alto não facilitava sua popularização.
Então em 1963 Martin Cooper que trabalhava na empresa Motorola, lançou o Dynatac 8000x que pesava cerca de 1 quilo com dimensões de 30 centímetros de altura. Ele é conhecido como o pai do celular, pois realizou a primeira ligação em uma rua de Nova York para seu concorrente, marcando assim a história do mundo.
historia.html
Claude Shannon (*1916 - ᶧ2001) era matemático estadunidense e foi considerado o pai da teoria da informação. Em 1948 Shannon publica um artigo nomeado Mathematical Theory of Communication, no Bell System Technical Journal. Onde estabelecia Hipóteses para formular a teoria da informação. Um ano depois em 1949 juntamente com Warren Weaver (*1894 - ᶧ1978) também matemático estadunidense, publicam o livro The Mathematical Theory of Comunication, contendo reimpressões do artigo publicado anteriormente por Shannon.
A teoria estabelecida por eles apresentava um modelo linear de comunicação, simples e eficiente, visava resolver os problemas técnicos da comunicação e assim estabelecer qualidade na transmissão da informação. A proposta era encontrar uma forma de transmitir as informações no campo da telefonia da melhor forma possível. Temos como exemplo a invenção do celular que com certeza marcou a história da comunicação, e se encaixa a essa teoria, pois o objetivo era passar uma informação de forma clara sem ruídos através da ligação de um telefone móvel.
Ericsson MTA
A Sistematização das Informações
Referencias:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9-MAK/teoria- matematica-comunicacao
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/o-primeiro- celular-da-
Ana Caroline Gomez
PRODUÇÕES MIDIÁTICAS
Dentre algumas teorias existentes no paradigma matemático informacional temos a Teoria Cibernética, criada por Norbert Wiener (1894-1964). Esta teoria promove a ideia de que os meios de comunicação controlam as informações e pode tornar-se uma ameaça à ordem social, isso porque ele vê a informação livre como uma forma de organização da sociedade de maneira muito mais eficaz.
Para Wiener, a informação deve circular livremente sem qualquer tipo de barreira, seja ela econômica ou mesmo censurada pelo Estado. Como um grande exemplo podemos citar a organização transnacional Wikileaks, sediada na Suécia, que publica em sua página postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.
A página Wikileaks teve uma grande repercussão após a divulgação de uma grande quantidade de documentos confidenciais sobre o exército dos Estados Unidos, como um vídeo de 2007, que mostra o ataque de um helicóptero Apache estado-unidense, matando pelo menos 12 pessoas - dentre as quais dois jornalistas da agência de notícias Reuters em Bagdá, o vídeo do ataque aéreo é uma das mais notáveis publicações da página. Em 2010 publicou detalhes sobre o envolvimento dos Estados Unidos nas guerras do Afeganistão e Iraque. Em 28 de novembro do mesmo ano, WikiLeaks e seus cinco parceiros de mídia, El País, Le Monde, Der Spiegel, The Guardian e The New York Times, começaram a publicar os telegramas secretos da diplomacia dos EUA.
Wikileaks funciona como uma ferramenta com força para democratizar a informação por meio da internet. A representante da pagina no Brasil Natália Viana explica, em entrevista à Rede Brasil Atual, os critérios para publicação e os detalhes sobre os trabalhos.
"No Brasil, em um momento em que se discute um novo marco regulatório para a mídia, é muito importante ficar atento a isso", sustenta. "Não é só o vazamento, não só os segredos das embaixadas, não só que o Julian foi preso. É uma nova fronteira de democratização da comunicação usando a internet como meio", pontua.
Segundo Natalia, Julian Assange, fundador do Wikileaks, empenhou-se pessoalmente para que o Brasil tivesse uma divulgação privilegiada do material.
O fim do governo Lula favoreceu a decisão de buscar parcerias com jornais locais para a divulgação do material. Sobre os motivos por que O Globo e a Folha de S.Paulo foram os escolhidos, a jornalista explica que a escolha da organização teve o objetivo de garantir a melhor divulgação possível.